Você provavelmente já muito aqui no site sobre Nudge. Mesmo assim para prevenir os desavisados, vale a ressalva de que Nudge não é o mesmo que Nude! Então agora que estamos devidamente avisados rs, sigo com o post.

Na semana que passou estive em São Paulo viajando a trabalho e o que parecia apenas mais uma das viagens cansativas de sempre, acabou sendo uma oportunidade interessante de descobrir alguns Nudges que têm sido usados na área da a saúde. Mas calma aí. Antes de mostrar o caso, acho que cabe uma breve explicação do conceito de Nudge, afinal é sempre bom refrescar a memória e pode ser que algum leitor tenha passado despercebido do conceito aqui no site.

E se você quiser entender um pouco mais, pode ainda escutar o PodCast sobre o Nobel de Economia. Lá contamos e conversamos bastante sobre Nudges.

Voltando ao hospital, qual minha surpresa? Ao chegar na porta do quarto onde um parente estava se recuperando de uma cirurgia, me deparei com um adesivo na porta que alertava para a importância da lavagem das mãos.

Mas o adesivo não era um qualquer, como aqueles que já estamos tão acostumados a ponto de nem prestar mais a atenção ao que dizem.

Vejam vocês mesmos!

Clique nas setas na lateral das para ver as outras imagens

Achei genial o fato do adesivo estar em forma de uma mão. Isso certamente o diferencia de avisos comuns, reforçam a atenção e se mostram como uma intervenção muito simples, mas com grande impacto no contexto. Fiquei pensando depois se a posição do adesivo também não foi proposital.

Vou especular, mas deixo claro que não tenho essa informação, é apenas uma ideia. Eu pensei que a posição do adesivo na porta, foi definida de acordo com a experiência vivenciada no hospital. Como assim?

Imaginem que um belo dia, algum colaborador iluminado ou algum economista comportamental, percebeu que as portas eram marcadas quase sempre nos mesmos locais, por sujeiras deixadas pelo contato com as mãos das pessoas que as abrem? Imaginem que daí surgiu a evidência clara de que mãos que estariam sujando a porta não estariam limpas o suficiente.

Assim eis que no lugar das marcas de sujeira, temos uma oportunidade de intervenção para mudar o comportamento e engajar mais os colaboradores, pacientes e visitantes a manterem suas mãos limpas? Aliás é importante mencionar aqui que mãos limpas são importantíssimas para a manutenção e controle de infecções em ambientes de saúde.

Muitos hospitais controlam o consumo de sabão e álcool gel como indicador para saber se o consumo está adequado com o esperado, considerando a frequência e a necessidade de lavagem das mãos no ambiente hospitalar. Controlam ainda o volume de infeções e para tal vêm adotando cada vez mais rigor em vistorias, auditorias e até mesmo na implementação de protocolos de tratamento.

Fonte: Cremesp – O controle da infecção hospitalar, 2010

Outras iniciativas têm empoderado pacientes informando-os quando de sua admissão nos hospitais, que eles devem lavar a interrogar os médicos e enfermeiros sobre a lavagem das mãos. Também há alguns hospitais em que os pacientes participam de pesquisas, onde são perguntados sobre se viram ou se tiveram conhecimento de que os responsáveis pela assistência lavaram as mãos antes ou depois do contato com eles ou ainda se fizeram o uso de luvas.

Pode parecer que Nudges como este do adesivo em formato de uma mão na porta de um quarto de hospital seja algo extremamente simples. No entanto as reações e este tipo de intervenção no ambiente não raro produzem resultados substantivos. Infelizmente não tive acesso aos indicadores do hospital onde estive. Independente da comprovação, considero a ideia muito boa e certamente da mesma forma que causou impacto em mim, pode ter causando impacto e outras pessoas.

Ademais, pensem no quanto uma pequena mudança no comportamento pode ser relevante num contexto hospitalar. Qualquer melhora da ordem de apenas um dígito, pode ser o fiel da balança entre uma internação normal e outra onde o paciente evolui para uma maior permanência na internação ou quem sabe até mesmo para a morte.

O papel da Economia Comportamento é exatamente este. Simplificar o contexto, adotando alternativas simples, que causam impactos relevantes e melhoram o bem-estar da sociedade.

E você já viu algum Nudge por aí?

Se tiver visto, conte para gente aqui nos comentários!

Até a próxima pessoal!