Um dos pontos que acho muito interessante nos bancos são os questionários utilizados pelas áreas de investimentos, para mapear os perfis dos clientes.  Nestes questionários, é comum respondermos questões como:

Ao respondermos este tipo de questionário, fatalmente podemos ser direcionados para opções de investimentos com difícil resgate, o que seria uma ajuda para pessoas com baixo autocontrole. (Avila, F. Bianchi, A. M. Guia de Economia Comportamental e Experimental).

É possível também identificar questões que tentam mensurar o nível de aversão à perda que o cliente possui, como pode ser visto na imagem abaixo:

Após responder um questionário com 12 questões, o banco sugere alguns investimentos, baseado nas métricas avaliadas pelas respostas dadas.

O Nudge em si está em exibir primeiramente os investimentos de acordo com o perfil respondido no questionário. O banco não proíbe em momento algum que um perfil conservador acesse investimentos de risco, mas deixa mais acessível os investimentos pareados com o perfil.

Por exemplo: Um perfil conservador visualiza com mais facilidade investimentos de renda fixa, enquanto perfis mais agressivos visualizam rendas variáveis com mais facilidade.

Obs: Para testar isso respondi o questionário de investimento do meu banco 2x uma como uma pessoa que é avessa ao risco e outra como alguém que não teme o risco. Faça você também a experiência e conte nos comentários seus resultados.