Então é hoje: o dia dos namorados. Mas sabendo que nem todo mundo está namorando, resolvemos dar algumas dicas da ciência para aqueles que forem à procura do par perfeito. É claro que algumas dicas também servem para os casais, afinal é sempre bom renovar a conquista e dar aquela aquecida na relação. Vamos então ver o que a ciência e pesquisas comportamentais tem a dizer sobre homens e mulheres quando o assunto é atração.

Para as mulheres

1 – Salto alto

namorados-salto-alto

De acordo com estudo realizado pela Université Bretagne Sud na França, o salto alto exerce influência no comportamento do homem. O estudo revela que mulheres utilizando salto alto atraem mais rapidamente a atenção dos homens. Então se quiser causar boa impressão mais rápido no jantar, vá de salto alto. Se estiver à procura de um para romântico, use os maiores saltos que tiver.

Referência do estudo:

GUÉGUEN, Nicolas. High heels increase women’s attractiveness. Archives of sexual behavior, v. 44, n. 8, p. 2227-2235, 2015.

Link do estudo

2 – Red Effect (Efeito Vermelho)

namorados-efeito-vermelho

Um estudo realizado pela University of Rochester encontrou uma correlação direta da cor vermelha com o aumento da atração que os homens sentem pelas mulheres. O estudo considera que mulheres em período fértil por aumentarem mais sua vascularização, exibem sinais que são próximos aos efeitos do vermelho identificados pelos homens. No estudo foi revelado ainda que há tendência de mulheres usarem mais adornos e roupas vermelhas quando estão e período fértil. Independentemente dessa parte mais polêmica, a descoberta da pesquisa que homens são sim mais atraídos por mulheres que apresentam adornos, roupas ou maquiagem em tons vermelhos.

Referência do estudo:

ELLIOT, Andrew J.; NIESTA, Daniela. Romantic red: red enhances men’s attraction to women. Journal of personality and social psychology, v. 95, n. 5, p. 1150, 2008.

Link do estudo

3 – Quadril, pernas, bumbum e seios? Nada disso. Dê atenção aos braços.

namorados-bracos

Apesar de inúmeras pesquisas se concentrarem e terem comprovado que atributos onde as mulheres geralmente acumulam certas gordurinhas, sejam responsáveis por grande parte da atração pelos homens, a história não para por aí. Um estudo realizado pelo Journal of Evolutinary Biology encontrou correlações altas entre a atratividade e o comprimento dos braços. Braços mais longilíneos também exercem importante papel para a atratividade feminina.

Referência do estudo:

BROOKS, R. et al. Much more than a ratio: Multivariate selection on female bodies. Journal of evolutionary biology, v. 23, n. 10, p. 2238-2248, 2010.

Link do estudo

4 – Corpo de Ampulheta

namorados-ampulheta

Estudo realizado pelos pesquisadores Barnaby J. Dixson, Gina M. Grimshaw, Wayne L. Linklater e Alan F. Dixson mostrou que corpos femininos em formato de ampulheta despertam maior interesse em homens. No estudo, os homens classificaram imagens com corpos em forma de ampulheta e uma cintura fina como mais atraentes, independentemente do tamanho dos seios. Esses resultados fornecem dados quantitativos sobre os movimentos oculares que ocorrem durante os julgamentos masculinos da atratividade das imagens femininas, e indicam que as avaliações da figura feminina da ampulheta ocorrem mais rapidamente que com outras formas de corpos.

Referência do estudo:

DIXSON, Barnaby J. et al. Eye-tracking of men’s preferences for waist-to-hip ratio and breast size of women. Archives of sexual behavior, v. 40, n. 1, p. 43-50, 2011.

Link do estudo

Para os homens

1 – Red Effect (Efeito Vermelho)

namorados-homem-vermelhor

Da mesma forma como vimos para as mulheres, o vermelho também deixa os homens mais atraentes para as mulheres. O estudo publicado no Journal of Experimental Psychology, mostrou que em uma série de 7 experiências, as mulheres perceberam que os homens eram mais atraentes e sexualmente desejáveis ​​quando vistos em um fundo vermelho e em roupas vermelhas, e, adicionalmente, que as percepções de status são responsáveis ​​por esse efeito vermelho. Ou seja, além de mais atraentes, as mulhers julgaram homens de vermelho como mais bem-sucedidos.

Referência do estudo:

ELLIOT, Andrew J. et al. Red, rank, and romance in women viewing men. Journal of Experimental Psychology: General, v. 139, n. 3, p. 399, 2010.

Link do estudo

2 – Pareça mais velho

namorados-homem-velho

Um pesquisa com mais de três mil pessoas sugeriu que as mulheres preferem homens mais velhos. Dados da pesquisa mostram que à medida que as mulheres se tornam mais financeiramente independentes, elas dizem gostar ainda mais de homens mais velhos. Em entrevista ao site Business insider, a pesquisadora Fhionna moore da Univesidade de Dundee disse que:

“Nós pensamos que isso sugere uma maior independência financeira, que dá às mulheres mais confiança nas escolhas dos parceiros e as atrai para homens mais velhos e poderosos.”

Referência do estudo:

MOORE, Fhionna; CASSIDY, Clare; PERRETT, David I. The effects of control of resources on magnitudes of sex differences in human mate preferences. Evolutionary Psychology, v. 8, n. 4, p. 147470491000800412, 2010.

Link do estudo

3 – Tenha barba, mas pouca

namorados-barba

O estudo realizado na University of New South Wales na Austrália revelou que a barba afeta os julgamentos dos atributos sócio sexuais masculinos e sugerem que um nível intermediário de barba é mais atraente. Este efeito foi mais evidenciado nas mulheres na fase fértil do ciclo menstrual, embora as classificações de atratividade não diferissem de acordo com a fertilidade.

Referência do estudo:

DIXSON, Barnaby J.; BROOKS, Robert C. The role of facial hair in women’s perceptions of men’s attractiveness, health, masculinity and parenting abilities. Evolution and Human Behavior, v. 34, n. 3, p. 236-241, 2013.

Link do estudo

4 – Malhar ajuda, mas…

namorados-musculo

Os pesquisadores Frederick e Haselton tiveram uma descoberta interessante a respeito de músculos e relacionamentos amorosos. Segundo pesquisa realizada por eles, os homens menos musculosos foram considerados melhores para relacionamentos de longo prazo. Então se você está procurando algo duradouro, não pegue tão pesado na malhação.

Referência do estudo:

FREDERICK, David A.; HASELTON, Martie G. Why is muscularity sexy? Tests of the fitness indicator hypothesis. Personality and Social Psychology Bulletin, 2007.

Link do estudo

Finalizando…

São muitos estudos científicos a respeito de atração, sexualidade e relacionamentos amorosos entre homens e mulheres. Não sei vocês, mas acho interessante avaliar que variáveis, conscientes ou não interferem em nossos julgamentos e apelos quando o jogo da sedução se inicia.

Apesar da ciência avançar para identificar aquilo que nos torna atraentes, é possível perceber que longe de toda essa “estratégia” de sedução e conquista temos ainda muito mais a considerar.

Afinal se a pessoa está ou não de vermelho, tem ou não formato de ampulheta ou malha o suficiente, o que realmente importa é o bem que a pessoa lhe faz. Pode parecer meio piegas, mas caraterísticas como aquelas vistas nas pesquisas podem provocar um encontro, um jantar ou até mesmo algo mais picante, mas dificilmente estes fatores serão suficientes para determinar se o casal será feliz para sempre.

Feliz dia dos namorados aos que estejam namorando.

Àqueles ou aquelas que estiverem solteiros… bem não se preocupem demais com isso, afinal aqui no Brasil vocês são a maioria.

estado civil

O que isso significa?

Maiores chances de encontrar outra pessoa solteira por aí e esta ser sua cara metade.