Coloquem os fones de ouvido e aumentem o som! No ar mais uma Geekonomics Rádio. O tema do PodCast dessa semana é empreendedorismo e vamos investigar e especular como funciona o cérebro do empreendedor.

A conversa, mais uma vez traz a economia comportamental, psicologia e neurociências para o debate onde tentamos entender um pouco mais sobre como o cérebro do empreendedor funciona.

Tá esperando o quê? Dá o play, entre na conversa e não esqueça de mostrar que tem opinião postando seus comentários!

Neste PodCast tivemos como convidados:

Rafael Jordão

Psicólogo organizacional na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, pós graduando em economia comportamental pela ESPM. Curioso por assuntos que tratam de comportamento humano, ou seja quase tudo.

Perfil Rafael Jordão

Alyson Barros

Criador do site Psicologia nova, sócio da unidade CERS [https://www.cers.com.br/ ] de Brasília, analista do planejamento e orçamento; autor de mais de 10 livros, nenhum lançado ainda e workaholic.

Alyson – Psicologia Nova

CITADOS NO PODCAST

– Efeito Forer

O efeito Forer (também chamado de falácia de validação pessoal ou efeito Barnum, depois de P.T. Barnum ter dito que “temos de tudo para todos”) é a observação de que as pessoas julgam exageradamente corretas as avaliações de suas personalidades que, supostamente, são feitas exclusivamente para elas mas que na verdade são vagas e genéricas o bastante para se aplicarem a uma grande quantidade de pessoas. Este efeito explica parcialmente a grande aceitação obtida por certas crenças e práticas como astrologia, grafologia e alguns tipos de testes de personalidade.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_Forer

– GEM – Global Entrepreneurship Monitor

Através de um vasto esforço de coleta de dados coordenado e executado internacionalmente, o GEM é capaz de fornecer informações de alta qualidade, relatórios abrangentes e histórias interessantes, que melhoram muito a compreensão do fenômeno empresarial – mas é mais do que isso. É também uma comunidade cada vez maior de crentes nos benefícios transformadores do empreendedorismo.

Fonte: http://www.gemconsortium.org/

– Barry Schwartz

cerebro-empreendedor-barry-schwartz

LINK: https://en.wikipedia.org/wiki/Barry_Schwartz_(psychologist)

– Daniel Kahneman

cerebro-empreendedor-daniel-kahneman

LINK: https://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Kahneman

Livro: Michelangelo: Uma vida épica

cerebro-empreendedor-michelangelo

Capa dura: 752 páginas

Editora: Cosac & Naify; Edição: 1ª (11 de setembro de 2015)

Idioma: Português

ISBN-10: 8540509229

ISBN-13: 978-8540509221

Dimensões do produto: 23,8 x 16 x 4,8 cm

Peso do produto: 1,3 Kg

Livro: O Profeta da Inovação

cerebro-empreendedor-schumpeter

Capa comum: 770 páginas

Editora: Record (27 de março de 2012)

Idioma: Português

ISBN-10: 8501084301

ISBN-13: 978-8501084309

Dimensões do produto: 22,9 x 15,5 x 4,3 cm

Peso do produto: 1,2 Kg

Lembrando sempre que nosso PodCast é editado pelo Sir. Alexandre Simas Maciel

Link do Editor