Toda essa conversa de crise às vezes nos deixa um pouco paralisados. No entanto, crises são sempre excelentes momentos para aproveitar oportunidades e repensar como anda nossa estrutura produtiva e de serviços. Automação de marketing digital é uma das oportunidades disfarçadas e um dos assuntos que vou detalhar no post que segue abaixo.

Neste contexto, profissionais de marketing têm dado aulas de como aumentar a produtividade aumentando com isso sua eficiência, possibilitando crescimento sem impacto de custos.

Como fazer essa revolução?

Aumentar a produtividade foi, num passado não muito distante, sinônimo de informatizar processos. No entanto, nos dias de hoje, apenas informatizar não garante melhoras expressivas nos resultados e na produtividade. Para obter ganhos de escala é preciso suplantar os benefícios da informatização.

CONCEITO DE INFORMATIZAÇÂO

Como então proceder? Hoje é possível identificar uma nova onda pós informatização. Em indústrias ou mesmo em setores de serviços, a automação tem tomado lugar de destaque.

O conceito de automação surgiu no setor industrial ainda no século XVIII. Naquela época e ainda nos dias de hoje, podemos definir automação por:

“…etimologicamente falando, para que haja automação industrial é, antes de tudo, preciso que haja indústria, e ainda processos automáticos autocontroláveis. ” (SILVEIRA, Leonardo & LIMA, Weldson. Um Breve histírico da automação industrial e redes para automação industrial, UFRN, 2003.)

Agora imaginem a transformação que processos automáticos e autocontroláveis podem gerar em times de marketing digital?

Imaginou? Pois é, muitas equipes de marketing digital, tem tornado essa uma realidade concreta.

automação de marketing digital big data

Os processos de marketing, principalmente nas mídias digitais, vêm sendo bombardeados com um volume de informação assustador. O crescente aumento das informações disponíveis, aliados a uma maior necessidade de atenção e gerenciamento dos canais é um dos maiores desafios das equipes. Não raro, muitas falham no meio do caminho. Outras simplesmente entregam resultados menos expressivos limitando assim, os benefícios que entregam aos seus clientes e aos clientes de seus clientes.

Atrair mais visitantes para o site da sua empresa. Gerenciar múltiplas redes sociais. Criar estratégias para criação e conversão de leads. Nutrir leads com informações constantes e atualizadas para depois convertê-los em promotores e defensores de sua marca. Essa é uma tarefa nada simples de ser feita.

Como tornar a tarefa mais simples e maximizar os resultados?

automação de marketing digital big data

Já vimos que a automação revolucionou e ainda revoluciona a indústria desde o século XVIII. Agora é hora de a automação revolucionar o desempenho e os resultados das equipes de marketing digital.

O simples uso de e-mail marketing pode trazer resultados expressivos, mas apenas enviar o e-mail não garante sucesso. Isso porque tão importante como enviar um e-mail é saber se eles foram entregues, se após o envio as pessoas retornaram, fizeram o cadastro, assinaram seu feed, chegaram até a landing page…

Mas não pense que as coisas param no e-mail. Nenhuma campanha hoje é gerada para apenas um canal de mídia. No meio digital toda a gestão de campanhas e ações é ainda mais dramático. São múltiplos canais para cobrir e isso gera uma multiplicação exponencial de ações e dados para analisar após as campanhas serem colocadas no ar.

Essa montanha quase infinita de dados em forma de retornos, contatos em redes sociais, acessos e interações no site, posts em blogs comentando essa ou aquela abordagem, precisam ser avaliados em tempo real. Não há mais espaço para aguardar o final do mês para que alguém faça um relatório da situação.
automação de marketing digital big data

Mais do que um relatório, todos os dados gerados devem ser usados, também em tempo real, para maximizar os resultados das ações. São também importantes para criar insights que possibilitem, para conhecer melhor o mercado e a audiência. Tudo isso permite personalizar e incrementar cada vez mais as estratégias de marketing.

Já é possível encontrar uma infinidade de softwares que entregam um ambiente pronto para automação de marketing digital. Neles é possível:

– É possível definir landing pages específicas como destinos de CTA’s (Call to actions) e assim traçar o perfil daqueles que acessaram para, por exemplo, segmentar o melhor o mercado daquele produto ou serviço divulgado na landing page.

 – Códigos HTML e cookies também podem ser inseridos para retornar informações sobre o perfil de acesso;

– Criar formulários que facilitem a adesão de usuários recorrentes, facilitando a distribuição de conteúdo novos e atualizados para os promotores recorrentes e incrementando ainda mais o funil de vendas;

– Segmentar a distribuição de conteúdo de forma automática e distribuir também automaticamente com períodos que são definidos de acordo com orçamento, necessidade de comunicação;

– Campanhas promocionais que captem opiniões via pesquisas

– Premiações com base em indicações de novos possíveis leads

– Gerenciamento e ações para captação de leads em redes sociais como facebook. Aqui é possível até saber o ROI (Retorno Sobre Investimento) de cada real gasto, pelo total de leads gerados.

– Integrar leads ao CRM da empresa como forma de potencializar as ações de venda e os fluxos de conversões, evitando perda da efetividade dos leads gerados;

– Obter análise detalhadas do ROI (Retorno sobre Investimento) de cada ação ou campanha de marketing digital realizado. Isso torna o investimento mais transparente para o cliente e melhor otimizado na gestão do marketing digital.

É claro que os benefícios da automação de marketing digital, não se limitam aos que citei como exemplo acima. Existem infinitas possibilidades, basta que se combinem diferentes ações e estratégias para que sejam criadas infinitas formas de impactar a audiência.

É fácil perceber que ser competitivo em marketing nos dias de hoje, passa por um bom direcionamento e condução dos processos para automação de marketing digital. No entanto a automação de marketing digital não irá fazer tudo sozinha. É necessário que ela esteja alinhada com estratégias de marketing muito bem embasadas e pensadas.

O papel da automação de marketing é entregar facilidades, aumentar a produtividade e gerenciar melhor o big data de cada campanha, marca ou ação. E em tempos de crise, quem é que não precisa de um ferramenta destas?