ALTA DO IBOVESPA

Nada demais essa alta do Ibovespa. Alguns correram para dizer que trata-se de especulação com nova possibilidade de cassação da chapa eleitoral que elegeu a Presidanta, digo Presidente, o que teria efeito positivo para a economia no futuro.

Gráfico by @Microsoft

Gráfico by @Microsoft

A verdade é que está mesmo ligado ao velho mecanismo de qualquer bolsa de valores: Comprar barato para vender caro no futuro. Em se tratando de comprar barato o Ibovespa é líder de mercado hoje rsrsrs.

REUNIÃO COPOM

A reunião se encerra hoje e muitos dizem que a taxa de juros SELIC deve se manter nos atuais 14,25% ao ano. Se o Bacen fosse razoável a taxa subiria para conter a inflação. Se o Bacen estiver aparelhado pelo governo, a taxa deve cair para estimular a economia, tendo em vista que a arrecadação não para de cair. O provável mesmo é que o Bacen não tenha ainda pensado em como sair da armadilha econômica em que estamos.

Gráfico by @G1

Gráfico by @G1

Subir a SELIC, facilita com a inflação, ferra com a indústria, atraí investimentos em títulos do governo sem grau de investimento e deixam a dívida pública ainda mais impagável.

Reduzir a SELIC, melhora o perfil da dívida, mas fica ainda mais difícil para governo se financiar (vender títulos com juros menores e sem grau de investimento). Reduzir a Selic também deve estimular investimentos, mas com o ambiente político no ponto que está (na lama), é provável que ninguém tenha coragem de arriscar, mesmo com juros menores.

PRESO REPRESENTANTE DO FACE NO BRASIL

Não era o Zuckerberg, rsrs, mas sim o vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan. A prisão pareceu justa, pois afinal o Facebook recebeu intimação judicial e nem se deu ao desfrute de responder. Simplesmente ignorou. Ora!

Foto: Google.com

Foto: Google.com

Não se pode ignorar mandato judicial não gente! #FicaDica

De sorte, agora o Facebook arrumou advogado e já soltou o Sr. Diego Dzodan, que é Argentino. (Poupei as piadas rsrsrs).

JBS EXPLICA FUSÃO COM FRIGORÍFICO BERTIN

Ainda muito mal explicada a relação do JBS com algumas operações financeiras. Segundo declarações do grupo JBS, a fusão do Bertin teria sido realizada apenas com repasse de ações. Estranho, mas de qualquer forma isso para mim não é fusão, mas sim compra ou doação, entendam como quiser.

Foto: Google.com

Foto: Google.com

Suspeitas também recaem sobre JBS de envolvimento ilícito com governo… Enfim será que o crescimento do grupo pode estar ligado com operações e condutas ilegais?

Não coloco minha mão fogo não e vocês?

AH MINHA PETROBRAS

Nova notícia de corte de investimentos na empresa, que também está vendendo ativos. Fale o que quiser, mas para mim venda de ativos é privatização disfarçada na Petrobras.

Gráfico By Petrobras

Gráfico By Petrobras

Os US$130 bilhões mostrados do gráfico já estão em US$80 bilhões o que dá quase 40% de corte. #CRISE

Já a redução de investimentos… Fazer o quê, não é mesmo? Dos males o menor: menos recurso para ser desviado ou gasto com orçamento superfaturados por aí. No entanto… Cada vez mais nebuloso o futuro da Petrobras. Alguém aí ainda disposto a apostar na companhia?