Prever o que irá acontecer no futuro é impossível! Imagina então prever o desfecho da Operação Lava Jato? Impossível! E olha que sou economista! Acreditem, não acho que exista profissão onde se pratique mais o exercício da futurologia do que em economia, salvo astrologia e afins.

Não escrevo isso para fazer uma crítica, pelo contrário. Analisar dados, estudar tendências e comportamentos são ferramentas interessantes que ajudam, não a prever o futuro, mas a se preparar melhor para ele.

Hoje sabadão, como não tinha nada melhor para fazer durante as novelas…

Resolvi fazer algumas pesquisas no Google e ver se encontrava alguma informação importante que me ajudasse a prever o futuro da [Presidanta] Presidente Dilma.

Depois de alguns minutos cheguei no gráfico abaixo:

[toggle title=”Lava Jato vs Dilma” load=”show”][/toggle]

E não é que os termos pesquisados no google (Lava Jato e Dilma) parecem ter alguma correlação!

lava-jato

Sei que isso não quer dizer nada. Apesar disso, acredito que é uma excelente informação. É de se esperar que mais pessoas estejam se informado sobre a operação Lava Jato e usando o Google para isso.

Com mais informação acredito que, se o algoritmo de pesquisa do Google estiver mesmo eficaz, mais pessoas terão acesso ao assunto e com isso poderão decidir melhor sobre como se posicionarão perante o caso.

Por si só, mais informação já é um boa notícia. A busca pelos termos Lava Jato e Dilma estarem com alguma correlação nas buscas, também pode indicar que os brasileiros estão ligando uma coisa a outra.

Forçado né? Também achei.

Imagem by: http://sergioaperon.com.br

Imagem by: http://sergioaperon.com.br

Essa pesquisa, não passa de uma hipótese que não terei tempo nem formas de comprovar. Mas o que seria dos cientistas sem hipóteses malucas?

Sigo avaliando esse e aquele dado, na pior das hipóteses pratico meus instintos de economista e na melhor, posso tropeçar em algo realmente relevante e inovador.

Quem sabe?

Em tempo, coloquei o Lula também no gráfico. Ele estava descolado dos termos Lava Jato e Dilma até início de março de 2016, mas adivinhem…

[toggle title=”Lava Jato vs DIlma vs Lula” load=”show”][/toggle]