Nunca foi fácil abrir uma empresa no Brasil, mas manter uma empresa aberta é um desafio ainda maior.

A carga tributária é crescente e complexa, as leis trabalhistas são complexas e de difícil entendimento, sem contar que muitas vezes atual como fator de restrição ao crescimento e manutenção de empresas.

O Brasil possui um índice de mortalidade de empresas expressivo. Todos os anos abrem-se algumas empresas e fecham muitas outras. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre do ano (2015) os pedidos de falência subiram em média 13,6% conforme reportagem publicada pelo jornal O Estado de Minas (Link para matéria).

Imaginem então o tamanho da dificuldade que uma empresa brasileira com mais de cem anos deve ter enfrentando para conseguir sobreviver até os dias de hoje? É, não deve ter sido nada fácil! O gráfico abaixo dá uma ideia de como é complexo manter uma empresa no Brasil. Em 2015 no primeiro semestre foram abertas quase 235 mil empresas. No mesmo período foram fechadas 191 mil.

20150810070814176918u

Passar pelo período imperial, sobreviver ao conturbado período republicano até os dias de hoje não é mesmo tarefa fácil, mas a Granado Pharmácias é prova de que é possível vencer, mesmo quando tudo parece jogar contra a manutenção das atividades da empresa.

A Granado nasceu em 1870 na rua Direita, 14/16, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Com o passar dos anos e ainda no período imperial, foi titulada em pessoa pelo Imperador Dom Pedro II como Farmácia Oficial da Família Real Brasileira em 1880.

primeira-filial-Granado-anos 1917

Mas a empresa não parou por aí e com o passar dos anos solidificou produtos e toda uma rede de produção e vendas de produtos ainda hoje referência de qualidade.

polvilho

Na semana que passou estive viajando a trabalho e fiquei hospedado na cidade de Campinas-SP. Nos momentos de folga, como já é de costume, fui conhecer a cidade.

No shopping me deparei com uma loja da Granado. Ambiente requintado, com atendimento excelente! Não resisti e acabei comprando alguns produtos.

IMG_4726

Dessa compra pude perceber alguns atributos que podem ser responsáveis pelo sucesso e perenidade da Granado, os quais compartilho logo abaixo:

1 – Atendimento de qualidade, focado nas necessidades dos clientes e não no orçamento, ou seja, o foco é naquilo que precisamos e não em quanto temos para gastar;

atendimento

2 – Produtos com qualidade superior e preços competitivos. Apesar dos produtos serem de altíssima qualidade os preços são muito razoáveis e acessíveis a vários perfis de consumidor;

granado-produtos

3 – Embalagens atuais com estilo clássico. As embalagens possuem tecnologias atuais, porém o design remete ao estilo antigo da época da fundação da empresa, ou seja, tecnologia atual com aparência elegante e clássica, que cria uma certa nostalgia no consumo;

embalagem

4 – Produtos eficazes que cumprem exatamente aquilo que se comprometem. Parece estranho ressaltar isso como qualidade, mas nos dias de hoje é frequente a existência de produtos que prometem tudo e não cumprem nada.

granado_barbearia_pi_

5 – Foco nas competências criadas e no desenvolvimento da cadeia de produtos. É óbvio que a Granado renovou e ampliou o portfólio de produtos ao longo dos anos, porém ela fez de maneira coerente com o perfil e as competências do business da empresa. Não consegui identificar nenhum produto que tenha sido criado fora das diretrizes e perfil da empresa.

DSCN9567-Large1

Olhando assim parece simples seguir a “receita de bolo” da Granado. Mas na realidade é preciso ter muita consciência e disciplina para manter um negócio em rumo coerente.

Não é raro vemos boas empresas com bons produtos darem mal passos ao seguir tendências ou modinhas de consumo por aí. Enquanto a caixa permite, ok. Mas a insistência nesse tipo de conduta, no médio e longo prazos pode ser determinante para a extinção da empresa.

Não sei vocês, mas aprendi muito com a história da Granado e com esse perfil simples que compartilhei aqui com vocês.

Vou ficando por aqui, até a próxima pessoal!