Na semana passada a Apple promoveu mais um evento de lançamento de produtos e novidades e trouxe dentre muitas coisas um iPad maior, novo iPhone 6S, nova Apple TV, IOS9…

Uma infinidade de coisas legais e empolgantes lançadas num evento bem bacana ao estilo Apple, ou seja, o lugar que todos nós gostaríamos de estar e com bastante dinheiro no bolso para comprar tudo que é novidade.

Como de praxe a Apple anunciou novos aparelhos, novos preços, mas uma informação trazida na apresentação chamou minha mais atenção. O valor divulgado para os planos de armazenamento do iCloud.

apple-inc-icloud-security-features-still-not-foolproof

A redução nos valores do Gb foi muito expressiva. O plano mais básico de assinatura (50 Gb) teve redução da ordem de 60% sem comparado ao com os valores praticados em 2014. Os desatentos irão dizer que o valor permaneceu o mesmo do plano anterior, mas vale lembrar que o armazenamento que era de 20 Gb passou para 50 Gb.

A tabela abaixo resume a queda nos preços do iCloud nos últimos 3 anos. Para alguns planos a queda chega a impressionantes 94%!

tabela-icloud-geekonomics

Essa tem sido uma constante nos eventos da Apple e também no mercado de tecnologia como um todo. O valor do Gb de armazenamento em Cloud tem caído de maneira substancial. Fruto do barateamento da tecnologia e também de uma demanda crescente de empresas e pessoas físicas pelo serviço.

A mudança além de mostrar a consolidação do armazenamento Cloud, deixa claro a necessidade cada vez maior de conexões mais velozes, afinal não basta apenas enviar tudo para a nuvem temos que ter alguma performance na hora que os arquivos precisarem ser acessados.

A velocidade de upload e download vem sendo cada vez mais crucial. Vamos torcer para as conexões aqui no Brasil acompanharem a mudança na tendência e implementarem maiores velocidades e qualidade em nossas conexões.

Até a próxima pessoal.