Pense em algo inusitado. Pensou? Então antes de continuar a ler, assista ao trailer abaixo, volto logo em seguida com mais detalhes sobre ele.

Sundays Teaser #1 from PostPanic on Vimeo.

As vezes a internet nos proporciona momentos mágicos. Obviamente não estou me referindo aos memes ou mesmo de vídeos com acidentes e situações engraçadas. Esse trailer que coloquei acima é nada menos que um projeto financiado via Kickstarter.

Inicialmente era para ser apenas um curta metragem, mas seria um desperdício danado contar uma história com essa em apenas alguns minutos.

sundays-geekonomics-01

O filme em questão que ainda está em projeto chama-se Sundays e veio com financiamento do Kickstarter a tomou corpo. Levantou nada menos que US$51.237 em 36 dias e agora aguarda um lugar ao sol para se tornar um longa-metragem. Enquanto isso lançaram mais um teaser que deixo abaixo e um curta de quase 15 minutos que também reproduzo aqui mais abaixo.

Sundays Teaser #2 from PostPanic on Vimeo.

A julgar pelo visual e pela história é questão de tempo. O Diretor Mischa Rozema, um Holandês é o responsável pela criação, roteiro e obviamente direção. Não há o que dizer sobre a competência de Mischa Rozema e digo isso porque o resultado do trabalho dele é impecável! E para não ficar perdendo o seu tempo com meus comentários vou deixar 15 min do filme abaixo.

SUNDAYS from PostPanic on Vimeo.

O filme se passa num futuro distópico em que a é chegado o ponto de inflexão da humanidade. Mischa chamou esse ponto de singularidade tecnológica. O que caracteriza esse momento é a capacidade dos computadores de superar a inteligência humana.

Dá para imaginar o que pode brotar desse argumento? Na página do Kickstarter separei um trecho que resume bem a que o filme se propõe:

Estamos na iminência de ter de decidir o futuro da humanidade. A fim de nos preservar podemos ter que mudar a própria definição do que significa ser humano. Então, o que exatamente é “humano”? Onde começa e onde isso vai parar. Estamos dispostos a esticar sua definição e nossa ética para lugares nunca antes imaginados. Existe um prazo infinito em nossa existência?
Esta é a história do que significa ser humano e como as características do que nos torna especiais resistem ao teste do tempo. É evidente que as tecnologias estão agora ligadas à nossa evolução como espécie. Será que a nossa biologia nos define como seres humanos ou são os ideais que a humanidade representa?

Pena que não esbarrei antes na campanha deles no Kickstarter, mas se perdia campanha, uma coisa pode ter certeza que não perco de jeito nenhum: a estreia de Sundays no cinema!

Só espero que o filme se lançado chegue por aqui. Até lá vamos fazer figas e torcer.

Para quem quiser mais detalhes deixo o link do projeto no Kickstarter que tem toda informação e também a página para o projeto do longa-metragem.

KickstarterSite do filme

Ficha técnica
story & directed by MISCHA ROZEMA – cast BRIAN PETSOSSOFIA SISNIEGA – score composed by BEN LUKAS BOYSEN – director of photography JON GAUTE ESPEVOLD edited by MISCHA ROZEMA – vfx supervisor IVOR GOLDBERG – co-producer mexico STACY PERSKIE KANISS – production designer mexico ROBERTO BONELLI associate producer ANNEJES VAN LIEMPD – screenplay by KEVIN KOEHLER – sound designer JOCHEN MADER – producers ANIA MARKHAMJULES TERVOORT