Se você já tem filhos, então é bem provável que já tenha passado pela fase de planejamento familiar e adequação da nova estrutura de gastos e drástica mudança de rotinas no seu dia a dia.

No meu caso, estou ainda aguardando a chegada da pequena e por isso tenho gastado tempo considerável lendo livros e todo tipo de informações sobre o tema. O primeiro choque que tive quando iniciei os estudos sobre gravidez, foi a imensa quantidade de informações que existe na internet. São aplicativos, sites, podcasts, infográficos e todo tipo de informação imaginável.

Esta semana me deparei com um estudo interessante que resolvi compartilhar aqui como post. O estudo divulga uma tabela para que as mamães e papais possam planejar o chá de fraldas do bebê. Nele aparece uma tabela interessante que traz a quantidade de fraldas usadas em média por dia de acordo com a evolução da idade do bebê.

A tabela segue abaixo. Logo após faço algumas considerações econômicas interessantes.

tabela-fraldas

Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: É viável gastar com um chá de fraldas?

Para que seja viável é de se esperar que o valor arrecadado das fraldas presenteadas pelos convidados seja maior que o valor gasto com a festa (chá de fraldas). Uma conta simples, certo?

Então vamos analisar.

Pela tabela de fraldas e para simplificar vamos considerar que bebê vai parar de usar fraldas no 24º mês de vida.

Também para simplificar vamos tomar um preço médio por fralda que retrate o valor da fralda de qualidade razoável.

Assim considerando um preço médio por fralda em torno de R$1,20 temos a tabela abaixo com o total de fraldas necessárias para cada fase do bebê e também o tempo (em meses) que o bebê usará cada tipo de fralda. Esses valores estão de acordo com o estudo publicado no estudo feito pela marca Pampers.

tabela-fraldas-geekonomics

Obs.: É de se esperar que nenhum convidado deixe de trazer a fralda não é mesmo? Rsrsrs. E aqui vamos considerar que cada convidado traga um pacote contendo 40 fraldas.

Sendo assim como temos um total de 4.290 fraldas gastas para o bebê até o 24º mês de vida e levando em conta que estas fraldas serão recebidas em pacotes de 40 unidades. Temos então o número de convidados necessários para que nossa festa arrecade todas as fraldas necessárias. A conta e simples, são 4.290 fraldas divididas por 40 (número de fraldas por pacote).

O resultado é 107,25 e vamos arrendar para 110 convidados, porque sempre aparece uma Tia perdida ou mesmo um penetra, não é mesmo?

Vamos então listar os gastos com a festa.

tabela-festa-geekonomics

Nem precisa utilizar ferramentas avançadas de análise de investimentos para perceber que organizar o chá de fraldas é a maior furada rsrsrsrs. O gráfico pode dar uma ideia melhor.

grafico-fraldas-geekonomics

Mas espera ai! Nem tudo deve ser levado ao pé do cálculo, não é mesmo? Então faça as contas junte dinheiro, negocie, mas faça a festa, porque no final das contas nem tudo se resume à uma pura e fria conta financeira.