Como tudo tem que ter um começo, vamos iniciar a montagem do nosso Geek Index por este post. A ideia é ir colocando as análises das empresas que consideramos interessantes para compor o índice e com isso evoluir aos poucos para a análise do índice como um todo.

O Geek Index também servirá como um ponto de análise do ambiente de tecnologia no mercado. Imaginem que poderemos ter bons “insights” sobre o mercado global de tecnologia com base no resultado e nos dados das empresas do Geek index e com isso quem sabe ainda não descolamos algumas previsões ou tendências no mercado da inovação e da tecnologia?

Vamos nessa então?

A primeira empresa que listamos por aqui é a Tableau, dados abaixo:

tableau-ficha-tecnica-ok

A empresa é razoavelmente nova mas vem apresentando um crescimento exponencial. Seus fundamentos financeiros praticamente dobraram de tamanho se compararmos do 1º trimestre de 2015 com o de 2014. Mas isso ainda não se reverteu em bons resultados. A empresa opera com perdas operacionais e líquidas, certamente fruto do perfil agressivo em vendas e em pesquisas e desenvolvimento de produto. tableau-tabela-22-05-2015-ok

Acredito que esse perfil agressivo pode fazer a empresa se distanciar muito de seus concorrentes desenvolvendo um produto muito superior e por isso é se esperar também que esses fundamentos fiquem muito melhores no médio prazo.

É impossível prever o que irá acontecer, mas é certo que por enquanto a Tableau é uma excelente aposta. Ela vem superando com muita folga o resultado da NASDAQ e tudo indica que ter a Tableau na carteira pode garantir bons rendimentos. No gráfico abaixo temos na linha Azul a Tableau (NYSE:DATA) e na linha vermelha o índice NASDAQ.tableau-vs-nasdaq-22-05-2015-ok

Uma empresa razoavelmente nova com um potencial absurdo. O foco é um produto para análise de BI (Business Intelligence). Mas não pensem ser apenas mais um software de BI apenas. Eles têm alguns diferenciais impressionantes para análise e disponibilização de dados.

Tableau-NYSE-ok

Com tudo isso e mais uma carteira de clientes invejável, a Tableau tem sido considerada uma das empresas de software mais promissoras do mercado. Eles já desembarcaram p aqui no Brasil, onde já possuem uma base considerável de clientes.

Testei o produto e posso afirmar que é realmente encantador.