Se você for procurar no dicionário o que significa inferência irá encontrar:

“Substantivo feminino
1. .Ato ou efeito de inferir.
2. Dedução, conclusão. “

Ai você deve estar perguntando o que tem a ver inferência com Geekonomics?

Eu explico, mas antes vai uma historinha.

Hoje viajando para o interior de Minas Gerais me deparei com duas situações atípicas que me fizeram refletir por todo o dia. São elas:

1- A estrada que normalmente é bem cheia de caminhões estava praticamente vazia;

2- Os trabalhadores autônomos que geralmente fazem serviços de carga e descarga estavam todos a espera de oportunidades, que pelo menos até as 10:00 da manhã não apareceram.

iStock_000013841997Small

É fácil inferir sobre as consequências econômicas desses dois fatos que citei acima. Vamos praticar então um pouco de inferência.

1 – Estrada vazia pode ser devido à queda na produção da indústria local; Menos produção, menos caminhão transportando matéria prima e produtos acabados (móveis);

2 – Se não tem carga, não precisa ter caminhão. Se não tem caminhão não precisa ter autônomo que faz serviço de carga e descarga; (Se conhecer alguém que faz isso alerte-o rsrsrs)

3 – Se autônomos não são necessários, significa dizer que eles ficaram… Desempregados;

4 – Mais gente desempregada, mais gente sem dinheiro para consumir bens da indústria local;

5 – Se ninguém compra da indústria, em última análise, os bens por ela produzidos não são mais necessários ao mercado. Para não ser extremo, vale dizer que na melhor da hipóteses, precisaremos de muito menos bens fabricados pela indústria por ai;

6 – Se a demanda por bens cai, é de se esperar que algumas (muitas ou até todas) as indústrias fechem as portas e ai … Mais gente sem emprego e sem dinheiro. Redução ainda maior da venda de bens e serviços (contratados antes pelos empregados das indústrias que agora não existem mais). Afinal quando a grana está curta… Compramos menos ou nada compramos, não é mesmo?

Então como fica?

Como fica eu não sei, ainda. Mas se for inferir algo sobre a economia brasileira por agora, certamente não será nada menos que GRANDE RISCO CRISE!

Trouble ahead concept, Businessman with umbrella standing in the

Prepare-se! Proteja-se! Seja um Geekonomist e fique esperto. Pratique inferência e cuide de suas reservas financeiras, vem tempestade por ai.